A génese do projeto EPT remonta ao desafio lançado por várias personalidades e entidades de relevo no campo da educação, com o propósito de proporcionar aos estudantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) um programa complementar ao ensino convencional.
Face à crescente aspiração dos alunos em prosseguir estudos no Ensino Superior, tanto no país de origem como no estrangeiro, e em integrar um mercado de trabalho cada vez mais complexo, tornou-se evidente a necessidade de oferecer oportunidades adicionais de crescimento académico e pessoal.
Assim, em estreita colaboração com instituições de referência no domínio da educação, o programa EPT foi concebido como resposta proativa a estas exigências, visando preparar os estudantes para os desafios e oportunidades do mundo contemporâneo.
– Promover o enriquecimento das aprendizagens dos alunos a frequentar os sistemas de ensino dos países da CPLP;
– Criar novos horizontes de possibilidades para estes alunos, de modo a que possam tornar-se cidadãos do mundo e concretizar, gradualmente, o futuro que sonham e perspetivam.
– Proporcionar a obtenção simultânea do certificado de ensino do país de origem e do ensino secundário português;
– Apoiar os alunos na seleção das instituições de ensino superior portuguesas que pretendem frequentar, bem como no processo de candidatura aos cursos por estes escolhidos;
– Estreitar laços de cooperação e criar sinergias com escolas e colégios dos países da CPLP.
O projeto piloto está neste momento a ser desenvolvido para o ensino angolano. É intenção posteriormente alargar o projeto EPT aos restantes países da CPLP.