No Colégio do Ave sabemos que as escolas mais eficazes são aquelas que conseguem afirmar-se enquanto organizações aprendentes, ou seja, as que não se deixam cristalizar no tempo, ousando situar a sua ação educativa num mundo em constante evolução e em acelerada mudança. Como tal, é para nós fundamental aliar a tradição e a experiência de ensino de mais de 50 anos, a práticas de inovação que possam contribuir para o desenvolvimento sistemático e consistente do colégio, enquanto organização escolar, e da sua comunidade educativa.
O Grupo Ribadouro procedeu no ano letivo 2020-2021 a uma reorganização orgânica, tendo criado o Departamento de Inovação e Desenvolvimento Organizacional. Adotamos uma perspetiva eminentemente pedagógica da inovação, entendendo-a não como um fim em si mesma, mas como um meio para promovermos aprendizagens cada vez mais significativas para os nossos alunos. Esta linha de ação levou-nos a dinamizar projetos de I&D que, à luz dos princípios da OCDE e UNESCO, contaram com o reconhecimento por parte da ANI (Agência Nacional de Inovação), algo incomum na área da pedagogia e que muito nos honra.
O Colégio do Ave, como parte integrante do Grupo Ribadouro, orgulha-se de ser um polo de inovação pedagógica, promovendo projetos que aliam tecnologia, pedagogia transformacional e sustentabilidade.
A nossa missão é construir uma comunidade de aprendizagem permanente, onde a melhoria contínua e a criatividade sejam ferramentas essenciais para o sucesso de alunos e professores.
Em articulação com o desenvolvimento de competências nas diferentes áreas do saber, o Colégio do Ave visa, através da criação e concretização de subprojetos, promover a contextualização significativa, integrada e reflexiva das orientações curriculares nacionais, tendo sempre subjacentes os princípios e a filosofia que sustentam as práticas pedagógicas desenvolvidas. Neste sentido, são desenvolvidos, por todos os níveis/ciclos de ensino, ao longo do ano letivo, projetos que visam promover competências essenciais na formação integral dos alunos, dos quais destacamos, pela sua inovação e pelo valor que acrescentam ao nosso projeto e aos nossos alunos.
Maker Center: Equipado com kits de robótica, impressoras 3D e ferramentas de programação, este espaço permite aos alunos transformar teoria em prática.
Integração curricular nas áreas de Ciências e Tecnologias, fomentando o pensamento crítico e a resolução de problemas.
Projetos de experimentação que conectam os conteúdos escolares à vida prática.
Os RibaLabs são espaços interativos que integram o planeamento curricular e a aprendizagem prática, promovendo competências tecnológicas e experimentais.
O RibaExperience conecta a aprendizagem em sala de aula com vivências práticas e enriquecedoras, promovendo a formação de cidadãos globais.
Planeamento de viagens de estudo nacionais e internacionais, integradas com o currículo.
Experiências em universidades, instituições culturais e científicas, promovendo contacto direto com a realidade profissional.
Valorização da interculturalidade e da sustentabilidade através de visitas a locais como EUA, Islândia, Berlim e Açores.
Dinâmicas de mentoria entre docentes, incentivando a colaboração e a partilha de práticas pedagógicas.
Metodologias baseadas em investigação-ação, promovendo ciclos de avaliação e reformulação.
Impacto positivo na qualidade das aprendizagens e no desempenho profissional.
O PDP é um modelo inovador de desenvolvimento profissional e avaliação de desempenho docente, que fomenta a reflexão e o aperfeiçoamento contínuo.
O projeto Digital Skills visa preparar os alunos para um mundo digital em constante evolução, promovendo a literacia tecnológica e a capacidade de utilizar ferramentas digitais no dia a dia.
Estímulo ao pensamento crítico e à resolução de problemas.
Promove o trabalho em equipa em ambientes virtuais.
Formação de alunos preparados para enfrentar os desafios do futuro digital.
Fluência natural em inglês desde os primeiros anos.
Preparação consistente para exames Cambridge de diferentes níveis.
Estímulo do desenvolvimento de competências globais e culturais.
O IntegratEnglish utiliza a metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning) para integrar o ensino da língua inglesa nas disciplinas curriculares, promovendo uma abordagem natural e criativa.
O projeto IntegratEnglish é um projeto transversal a todos os ciclos de ensino que assume desde o ano letivo de 2015-2016 o ensino integrado da língua inglesa, desde o pré-escolar até ao 3º ciclo do ensino básico, com o objetivo de tornar os alunos proficientes na língua referenciada e, simultaneamente, apetrechar os nossos alunos das competências necessárias à certificação do nível C1 – CAE, durante o ensino secundário, através da Universidade de Cambridge.
O COPA promove uma dinâmica de colaboração entre pares docentes na conceção, realização e avaliação de aulas, criando oportunidades de partilha e reflexão pedagógica.
Observação e avaliação de práticas pedagógicas para enriquecer o ensino.
Melhoria dos processos e resultados educativos através da colaboração.
Estímulo ao desenvolvimento profissional e à troca de experiências entre docentes.
“School At Work” Uma resposta aos novos desafios da educaçãoO Programa SAW 4.0
Este programa surge como uma abordagem inovadora no ensino secundário, estruturando-se como um pilar essencial deste ciclo de estudos. Com foco na formação integral do aluno, o programa é composto por quatro vertentes que respondem aos desafios contemporâneos da educação, preparando os jovens para a vida em todas as suas dimensões.
Apresentamos agora outros projetos de inovação pedagógica dos quais muito nos orgulhamos: