Oferta adicional
No Colégio do Ave, acreditamos que a educação vai além das aulas convencionais. Por isso, criámos uma oferta adicional pensada para enriquecer o percurso escolar dos nossos estudantes. Estas atividades complementares promovem competências essenciais, exploram talentos únicos e proporcionam experiências que preparam para os desafios do futuro.
A educação do século XXI exige mais do que apenas ensinar conteúdos: é preciso inspirar, motivar e desafiar.
Com a nossa oferta adicional, proporcionamos um conjunto diversificado de atividades e projetos que ajudam os estudantes a desenvolverem as suas capacidades, expandirem horizontes e se prepararem para um futuro de sucesso. Mais do que uma escola, somos um espaço de descoberta e crescimento. A nossa oferta adicional abre portas para novas possibilidades, permitindo aos estudantes mergulharem em áreas que despertam a sua curiosidade e paixão, enquanto desenvolvem competências indispensáveis para enfrentar os desafios do mundo moderno.
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O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) constitui-se como um recurso da escola que atua de forma imediata e ativa nos vários espaços e ambientes escolares. As práticas de intervenção e o trabalho colaborativo são os principais potencializadores da promoção da saúde mental e do bem-estar emocional de todos.
O SPO define-se como uma estrutura especializada de apoio educativo, que desenvolve a sua ação na creche, educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário e assente nos seguintes domínios:
a) apoio psicopedagógico a alunos e professores;
b) apoio técnico e consultoria aos agentes da comunidade educativa;
c) apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolares;
d) intervenção ao nível da orientação e desenvolvimento escolar e vocacional;
e) apoio psicológico a alunos;
f) apoio à Educação Inclusiva;
g) colaboração em projetos pedagógicos em desenvolvimento nos Colégios.
Acompanhamento psicológico e psicopedagógico individualizado com alunos, com intervenção em dimensões como a adaptação às exigências escolares, a aprendizagem, o comportamento e atitude face à escola, escolhas vocacionais e o desenvolvimento pessoal (social, interpessoal, emocional).
Consultoria e trabalho colaborativo com todo o corpo docente, coordenações e direções pedagógicas, no âmbito Plano Anual de Atividades da escola.
Dinamização do Programa de Orientação Vocacional destinado aos alunos do 9.º ano de escolaridade, que pretende fomentar o autoconhecimento e apoiar os alunos na definição e construção dos seus projetos formativos/profissionais futuros, mediante a exploração das suas competências, interesses, objetivos e valores profissionais.
Sessões de orientação vocacional com especial enfoque no grupo de alunos dos 11.º e 12.º anos de escolaridade, numa perspetiva de valorização do sistema de ensino português, mas abrindo possibilidades ao ensino superior estrangeiro. projetos formativos/profissionais futuros, mediante a exploração das suas competências, interesses, objetivos e valores profissionais.
Organização e dinamização de ações de formação para o pessoal docente e não docente.
Dinamização do Programa de Desenvolvimento de Competências para a Aprendizagem, que se define como um instrumento de intervenção. É um programa de literacia emergente, destinado a crianças do Ensino Pré-Escolar, com idade compreendidas entre os 4 e os 5 anos. Surge como uma resposta aos requisitos inerentes à aprendizagem escolar e, mais especificamente, ao ingresso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Tem como princípio a estimulação de competências fundamentais para a aprendizagem.
A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) é composta por elementos permanentes e por elementos variáveis, de acordo com as orientações legislativas do Decreto-Lei nº 54/2008, de 6 de julho. Compete à equipa multidisciplinar:
A EMAEI constitui-se como um dos recursos organizacionais específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão, tendo em vista uma leitura alargada, integrada e participada de todos os intervenientes no processo educativo.
Elaborar o relatório técnico-pedagógico e, se aplicáveis, o programa educativo individual e o plano individual de transição, de acordo com a legislação em vigor;
O Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) traduz-se numa estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e das competências da escola.
O CAA, em colaboração com os demais serviços e estruturas da escola, tem como objetivos gerais:
As matrizes destes cursos são concebidas através de diversas estratégias, que vão desde o reforço da carga letiva, aos horários meticulosamente concebidos, ao acompanhamento individualizado dos alunos, às aulas de reforço de conhecimentos e competências, aos planos de apoio individualizantes, às viagens que estimulam o esforço académico e o espírito de iniciativa, às aulas em regime de desdobramento, às atividades motivadoras, inovadoras e desafiantes, às turmas agrupadas de forma flexível, entre outras.
A sala onde funciona a Biblioteca escolar dispõe de computadores com acesso à Internet e é destinada à procura autónoma de informação e ao trabalho individual, por parte dos alunos.
As aulas de apoio pedagógico têm como destinatários os alunos dos 2.º, 3.º ciclos e secundário, que frequentam o Colégio. Esta medida de complemento educativo, funciona em pequenos grupos e visa proporcionar aos alunos adquirir/desenvolver os conhecimentos e aprendizagens que carecem de recuperação e/ou reforço curricular.
As aulas de preparação para exame são concebidas para apoiar os alunos na consolidação dos conteúdos essenciais e no desenvolvimento de competências específicas para a realização dos exames nacionais. Durante estas aulas, os alunos terão a oportunidade de:
• Rever e consolidar conteúdos fundamentais das disciplinas em questão;
• Praticar questões-tipo de exame, baseadas em exames anteriores;
• Aprofundar estratégias de resolução de problemas e gestão de tempo;
• Esclarecer dúvidas num ambiente focado e colaborativo.
A Sala de Estudo é de utilização obrigatória para os alunos que permaneçam no colégio após o término das aulas. Os seus principais objetivos consistem em promover o desenvolvimento de hábitos de trabalho autónomo ou em grupo e fomentar o desenvolvimento da autonomia dos alunos.
As matrizes destes cursos são concebidas através de diversas estratégias, que vão desde o reforço da carga letiva, aos horários meticulosamente concebidos, ao acompanhamento individualizado dos alunos, às aulas de reforço de conhecimentos e competências, aos planos de apoio individualizantes, às viagens que estimulam o esforço académico e o espírito de iniciativa, às aulas em regime de desdobramento, às atividades motivadoras, inovadoras e desafiantes, às turmas agrupadas de forma flexível, entre outras.
A opção de alimentação mensal inclui, no Ensino Pré-Escolar e no 1.º Ciclo, o almoço, o lanche da manhã e o lanche da tarde e, no 2º e 3º Ciclos, o almoço e o lanche da tarde.
O Colégio Ribadouro dispõe ainda de dois bares onde podem ser feitos pequenos lanches.
As matrizes destes cursos são concebidas através de diversas estratégias, que vão desde o reforço da carga letiva, aos horários meticulosamente concebidos, ao acompanhamento individualizado dos alunos, às aulas de reforço de conhecimentos e competências, aos planos de apoio individualizantes, às viagens que estimulam o esforço académico e o espírito de iniciativa, às aulas em regime de desdobramento, às atividades motivadoras, inovadoras e desafiantes, às turmas agrupadas de forma flexível, entre outras.
A opção de alimentação mensal inclui, no Ensino Pré-Escolar e no 1.º Ciclo, o almoço, o lanche da manhã e o lanche da tarde e, no 2º e 3º Ciclos, o almoço e o lanche da tarde.
O Colégio Ribadouro dispõe ainda de dois bares onde podem ser feitos pequenos lanches.
As matrizes destes cursos são concebidas através de diversas estratégias, que vão desde o reforço da carga letiva, aos horários meticulosamente concebidos, ao acompanhamento individualizado dos alunos, às aulas de reforço de conhecimentos e competências, aos planos de apoio individualizantes, às viagens que estimulam o esforço académico e o espírito de iniciativa, às aulas em regime de desdobramento, às atividades motivadoras, inovadoras e desafiantes, às turmas agrupadas de forma flexível, entre outras.
A opção de alimentação mensal inclui, no Ensino Pré-Escolar e no 1.º Ciclo, o almoço, o lanche da manhã e o lanche da tarde e, no 2º e 3º Ciclos, o almoço e o lanche da tarde.
O Colégio Ribadouro dispõe ainda de dois bares onde podem ser feitos pequenos lanches.
As matrizes destes cursos são concebidas através de diversas estratégias, que vão desde o reforço da carga letiva, aos horários meticulosamente concebidos, ao acompanhamento individualizado dos alunos, às aulas de reforço de conhecimentos e competências, aos planos de apoio individualizantes, às viagens que estimulam o esforço académico e o espírito de iniciativa, às aulas em regime de desdobramento, às atividades motivadoras, inovadoras e desafiantes, às turmas agrupadas de forma flexível, entre outras.
A opção de alimentação mensal inclui, no Ensino Pré-Escolar e no 1.º Ciclo, o almoço, o lanche da manhã e o lanche da tarde e, no 2º e 3º Ciclos, o almoço e o lanche da tarde.
O Colégio Ribadouro dispõe ainda de dois bares onde podem ser feitos pequenos lanches.
As matrizes destes cursos são concebidas através de diversas estratégias, que vão desde o reforço da carga letiva, aos horários meticulosamente concebidos, ao acompanhamento individualizado dos alunos, às aulas de reforço de conhecimentos e competências, aos planos de apoio individualizantes, às viagens que estimulam o esforço académico e o espírito de iniciativa, às aulas em regime de desdobramento, às atividades motivadoras, inovadoras e desafiantes, às turmas agrupadas de forma flexível, entre outras.
A opção de alimentação mensal inclui, no Ensino Pré-Escolar e no 1.º Ciclo, o almoço, o lanche da manhã e o lanche da tarde e, no 2º e 3º Ciclos, o almoço e o lanche da tarde.
O Colégio Ribadouro dispõe ainda de dois bares onde podem ser feitos pequenos lanches.