3.º ciclo do ensino básico
O Colégio do Ave, promove a motivação e compromisso de Todos com o objetivo de atingir o sucesso dos seus alunos, respeitando o ritmo de cada um. Todos os projetos e atividades pedagógicas são orientados pela e para a Exigência, Autonomia, Responsabilidade, Confiança, Solidariedade, Partilha, Cooperação, União e Cidadania de todas as crianças e jovens.
O projeto educativo do Colégio assenta em três pilares basilares:
A par das múltiplas transformações biológicas, cognitivas, emocionais e sociais, o aluno indaga acerca do seu futuro profissional e depara-se com dúvidas e incertezas num processo, naturalmente, desafiante e sinuoso.
“
Importa agora particularizar alguns elementos estruturantes que tornam a frequência do 3.º CEB no Ribadouro tão especial:
A práxis pedagógica prioriza a interdisciplinaridade e a integração de saberes e assenta em modalidades de trabalho que permitem aos alunos a transformação da informação em conhecimento, bem como a sua aplicação na resolução de problemas do quotidiano.
Ensino integrado da língua inglesa - o colégio permite uma interação quotidiana com a língua inglesa. No caso do 3.º ciclo os alunos usufruem de 3 tempos semanais de inglês, alinhados com o prestigiado currículo Cambridge (University of Cambridge ESOL: English for Speakers of Other Languages Exams). Este programa abrange desde os primeiros exames (Young Learners Examinations) até aos níveis mais avançados, como o Certificate of Advanced English, garantindo uma base sólida na língua inglesa. O ensino é centrado nas quatro competências fundamentais da língua – Reading, Writing, Listening & Speaking – com igual ênfase no Use of English. Este equilíbrio é essencial para o sucesso académico e pessoal dos nossos alunos, respondendo às exigências do mundo atual. O objetivo é que, ao longo do 3.º Ciclo, cada aluno atinja o seu máximo potencial e conquiste certificações Cambridge adequadas ao seu nível. Este projeto contempla a interação com outras disciplinas do currículo, através da metodologia de CLIL (Content and Language Integrated Learning), tais como, Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual, Geografia, Educação Física e TIC/Digital Skills.
Atualmente, vive-se num processo de constante mudança face ao crescimento exponencial das tecnologias no universo educativo. Considerando que o crescimento da informação e da sua acessibilidade através das redes é cada vez mais evidente, consequentemente, é também um facto que a concretização do processo educativo estará cada vez mais ligado às redes de aprendizagem. É, precisamente, neste âmbito que emerge a disciplina TIC/DigitalSkills que visa dotar os alunos de competências no âmbito da literacia digital, robótica e programação. Estas competências são fundamentais para que os alunos estejam preparados para acompanhar a mudança e a incerteza num mundo global e em constante transformação. Assim, os alunos devem não apenas reconhecer que as tecnologias podem ser úteis como base de apoio, suporte e auxílio ao processo de ensino-aprendizagem, mas também utilizá-las de modo a ir ao encontro das novas formas de aprendizagem, por via das respetivas tecnologias.
Trabalhamos diariamente para que à saída do 9.º ano o aluno leve consigo todos os instrumentos para continuar a ser academicamente bem-sucedido e para se desenvolver enquanto cidadão ativo e responsável.
Para enriquecer e diferenciar o percurso académico dos nossos alunos, o Colégio do Ave celebrou protocolos com várias entidades de reconhecimento internacional.
Certificação das línguas estrangeiras
O Colégio, atento à importância crescente que o Mundo, cada vez mais global e multilinguístico, tem dado à certificação das línguas uma importância acrescida por representar uma mais-valia para o acesso a mais oportunidades académicas e laborais. Assente neste pressuposto, o Colégio celebrou protocolos com as entidades de maior referência neste âmbito: – Universidade de Cambridge (inglês); – Instituto Cervantes (espanhol); – Alliance Française (francês); Desta forma, os alunos do 9.º ano, no final do ano para além de concluírem o ensino básico terão ainda a possibilidade de certificarem as suas competências linguísticas. O trabalho pedagógico desenvolvido nestas disciplinas enfocará esses mesmos objetivos. Para além de certificarem as competências linguísticas, estas oportunidades constituem igualmente, para os alunos, oportunidades de crescimento e de preparação gradual para melhor lidarem com situações de exame, que os acompanharão ao longo de todo o seu percurso escolar/académico.
Dual Diploma – Academica International Studies
Criado e desenvolvido pela Academica Corporation é o programa oficial de equivalência internacional de diplomas de Ensino Secundário que permite aos alunos obter dois diplomas em simultâneo: a do seu país e o American High School Diploma. Os alunos do Diploma Dual® apenas têm que realizar 6 disciplinas para obter o diploma americano. Os acordos internacionais alcançados pela Academica e a excelência educativa do programa permitem obter a máxima equivalência possível: 75% dos 24 créditos necessários para obter o American High School Diploma. Dessas 6 disciplinas, 4 pertencem ao currículo obrigatório e 2 opcionais, o que permite aos alunos frequentar disciplinas de grande interesse, que não estão disponíveis no currículo Europeu e que oferecem uma motivação acrescida ao estudante ampliando o seu vocabulário em matérias que não trabalharia em Inglês: Fotografia Digital, Criminologia, Psicologia, entre outras. Quando finalizam os seus estudos, os alunos do Diploma Dual® alcançam exatamente a mesma certificação que os alunos norte-Americanos ao finalizar o High School, que será reconhecida em todos os Estados e em toda as Universidades do mundo. Imersão linguística, tecnológica e pessoal: Para além de uma notável melhora do nível de inglês, o Diploma Dual® proporciona aos seus alunos um elevado nível de autonomia pessoal e uma grande facilidade no uso das novas tecnologias.
Projeto de Integração de Conhecimentos (PIC)
A área disciplinar complementar criada pela nossa escola – o Projeto de Integração de Conhecimentos (PIC) -, onde se fomenta o trabalho colaborativo, a aprendizagem por projetos e por resolução de problemas. Esta disciplina é lecionada por dois professores de áreas distintas, em regime de coadjuvância, e tem como finalidade central o proporcionar de aprendizagens eficazes, contextualizadas e diversificadas aos nossos alunos.
Sala de Estudo, nas tardes livres, entre as 14h30 e as 17h00, de acordo com o horários das turmas.
Aulas de incremento pedagógico para alunos com ritmos diferenciados de aprendizagem (por indicação do Conselho de Turma).
Das 08h40 às 17h40 (variável de acordo com o horário da turma)
Das 18h30 às 19h30